Periodontia
As principais doenças periodontais são:
Gengivite, que é a inflamação da gengiva causada principalmente pelo acúmulo da placa bacteriana, que nada mais é que restos de alimentos associados com bactérias especificas.
Uma escovação inadequada, uso de aparelhos fixos e próteses mal ajustadas, podem ser fatores deste acúmulo de placa bacteriana.
Benefícios
Implantes
Dentários
- Eleva a Autoestima
- Melhora a Qualidade De Vida
- Recupera a Estabilidade Da Arcada Dentária
- Melhora a Fala
- Devolve a Função Mastigatória
Benefícios
Periodontia
- Cura de processos inflamatórios e infecciosos
- Controle ou fim do sangramento gengival
- Prevenção de mau hálito
- Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes
- Melhoria estética das regiões com retração de gengiva
- Remoção da placa bacteriana e de cálculos dentários
- Salubridade dos tecidos
Fale Conosco
Agende sua Consulta
Whatsapp: (11) 96326-3528
End: Av. Fagundes Filho, 141
cj 66 – São Judas
Bairro: Vila Monte Alegre
São Paulo – SP
Cep: 04304-010
Atendimento:
Segunda à Sexta das 9h até as 18h
Sábados das 9h até as 13h
Tire suas Dúvidas
Formulário de Contato
services
Our philosophy
IMPORTANT MILESTONES
What we
accomplished
Alguns fatores específicos, também podem causar a gengivite, como por exemplo:
1. Redução do fluxo salivar ocasionada por alguns medicamentos;
2. A hereditariedade;
3. Alterações hormonais;
4. Doenças sistêmicas crônicas, como a diabetes;
5. Baixa Imunidade;
6. Deficiência nutricional;
7. Infecções fúngicas ou virais;
A gengivite é caracterizada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas, num estágio mais avançado, apresenta sangramento das gengivas durante a higienização com escova de dentes e fio dental.
Também é muito comum, que a pessoa tenha gengivite, tenha mau hálito, devido ao acúmulo de placa bacteriana.
Outra característica da gengivite, embora não tão comum é a retração da gengiva com isso a raiz do dente pode ficar mais exposta e, portanto, mais sensível às temperaturas quentes e frias.
Sem a higienização correta, o acúmulo de placa bacteriana pode endurecer e virar o que chamamos Tártaro (cálculo dental), que é um dos maiores inimigos da saúde bucal, pois ele potencializa o desenvolvimento da gengivite e da periodontite.
Periodontite, nada mais é que a evolução da gengivite, portanto muito mais grave, pois nesta fase a sustentação do dente é comprometida. Há perda de tecido na raiz do dente, o que pode ocasionar a perda do dente.
É muito comum a pessoa com Periodontite, ter mais sensibilidade dores e mobilidade dos dentes, tendo a sensação que o dente vai sair se ele morder.
Além do Tártaro, outros fatores podem desencadear a periodontite, como por exemplo:
1. Uso frequente e constante de antibióticos;
2. Má Oclusão;
3. Hábito de fumar.
Se a não tratado a tempo, tanto a gengivite, quanto a periodontite, podem gerar uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos. E como resultado desta infecção a pessoa pode sentir: Dor intensa, inchaço, febre.
Em casos mais avançados a região fica infeccionada, inchada, com sangramento, deixando o dente sem sustentação óssea, levando a necessidade de extração do dente.
E em casos mais graves a infecção pode trazer consequências mais sérias, como a contaminação com bactérias na corrente sanguínea, Infecções nas articulações, febre reumática, endocardite bacteriana.
Bom a melhor forma de garantir a saúde bucal é a prevenção. Para isto basta seguir somente dois passos:
1º Passo – Efetuar uma higiene bucal, com a correta escovação dos dentes (sim existe um jeito correto de escovar os dentes – veja mais detalhes em nosso vídeo sobre escovação), passar fio dental para retirar restos de alimentos entre os dentes, pois a escova não consegue alcançar estas regiões e utilizar periodicamente um enxaguante bucal (o famoso bochecho).
2º Passo – Efetuar visitas a cada seis meses ao dentista, para que ele possa fazer uma avaliação mais detalhada e ajudar na prevenção. Um grande aliado do Dentista é a câmera Intraoral, que permite o aumento dos dentes e possíveis problemas em até 60 vezes, isso nos permite identificar as doenças em estágio inicial, onde é possível planejar um tratamento menos evasivo e menos oneroso para o paciente.
Agora, uma vez identificado os sintomas acima mencionados, deve-se procurar um Periodontista (Dentista especialista em Periodontia) o mais rápido possível.
De acordo com a gravidade do problema ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o caso, podendo ser:
a- Uma adequação dos hábitos de higienização bucal, utilização de cremes dentais e enxaguantes bucais adequados para conter e reverter a inflamação da gengiva.
b- Limpeza e Raspagem Periodontal, que nada mais é que a remoção do tártaro através de técnica e instrumentos apropriados.
c- Em casos mais avançados da doença, pode ser necessário a extração do (s) dente (s) e instalação de próteses dentárias.
Principais Perguntas e Respostas:
1. Quando devo procurar um periodontista?
Resposta: Se vc tiver um ou mais sintomas destes sintomas: Mau hálito persistente, inchaço, dor ou vermelhidão na gengiva, presença de tártaro, retração da gengiva e presença de pus entre a gengiva e o dente.
2. Qual o objetivo da periodontia?
Resposta: Periodontia é a especialidade que tem como ;objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.
3. Como é feito o tratamento de periodontia?
Resposta: Dependendo do estágio da doença, pode ser uma adequação do processo de higienização bucal, raspagem periodontal ou extração e substituição do dente por prótese dentária.
4. O que a periodontite pode causar?
Resposta: A periodontite pode causara a perda do dente e consequências mais sérias, como a contaminação com bactérias na corrente sanguínea, Infecções nas articulações, febre reumática, endocardite bacteriana.
5. Quanto tempo dura o tratamento da gengivite?
Resposta: Depende do grau de complexidade da doença e do tipo de tratamento. Em sua fase inicial com técnicas de escovação adequada, creme dental e enxaguante bucal adequados é possível melhorar em uma semana. Por outro lado, se já estiver em uma fase mais avançada possa ser necessária a limpeza e raspagem periodontal, e o tempo vai depender de quantas sessões e a resposta orgânica do paciente.
6. Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Resposta: A Gengivite é a inflamação da gengiva pela placa bacteriana e tártaro. Periodontite é uma fase mais avançada da gengivite, onde o tártaro já compromete os tecidos de sustentação do dente.
Dúvidas sobre Periodontia entre em contato com nossa equipe:
WhatsApp: (11) 96326-3528
E-mail: nippodents@gmail.com