Periodontia

Clínica Periodontia
É a área de odontologia especializada no tratamento das gengivas, osso e ligamentos que sustentam os dentes, bem como da prevenção das doenças periodontais.

As principais doenças periodontais são:

Gengivite, que é a inflamação da gengiva causada principalmente pelo acúmulo da placa bacteriana, que nada mais é que restos de alimentos associados com bactérias especificas.
Uma escovação inadequada, uso de aparelhos fixos e próteses mal ajustadas, podem ser fatores deste acúmulo de placa bacteriana.

Benefícios

Implantes
Dentários

  • Eleva a Autoestima
  • Melhora a Qualidade De Vida
  • Recupera a Estabilidade Da Arcada Dentária
  • Melhora a Fala
  • Devolve a Função Mastigatória

Benefícios

Periodontia

  • Cura de processos inflamatórios e infecciosos
  • Controle ou fim do sangramento gengival
  • Prevenção de mau hálito
  • Prevenção contra doenças que provocam perda de dentes 
  • Melhoria estética das regiões com retração de gengiva 
  • Remoção da placa bacteriana e de cálculos dentários 
  • Salubridade dos tecidos 

Fale Conosco

Agende sua Consulta

Whatsapp: (11) 96326-3528
End: Av. Fagundes Filho, 141 
cj 66 – São Judas
Bairro: Vila Monte Alegre
São Paulo – SP
Cep: 04304-010

Atendimento:
Segunda à Sexta das 9h até as 18h
Sábados das 9h até as 13h

Tire suas Dúvidas

Formulário de Contato

services

Our philosophy

IMPORTANT MILESTONES

What we
accomplished

FINISHED PROJECTS
0
Design awards
0
Years in industry
0
HAPPY CLIENTS
0

Alguns fatores específicos, também podem causar a gengivite, como por exemplo:

1. Redução do fluxo salivar ocasionada por alguns medicamentos;
2. A hereditariedade;
3. Alterações hormonais;
4. Doenças sistêmicas crônicas, como a diabetes;
5. Baixa Imunidade;
6. Deficiência nutricional;
7. Infecções fúngicas ou virais;

A gengivite é caracterizada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas, num estágio mais avançado, apresenta sangramento das gengivas durante a higienização com escova de dentes e fio dental.

Também é muito comum, que a pessoa tenha gengivite, tenha mau hálito, devido ao acúmulo de placa bacteriana.

Outra característica da gengivite, embora não tão comum é a retração da gengiva com isso a raiz do dente pode ficar mais exposta e, portanto, mais sensível às temperaturas quentes e frias.

Sem a higienização correta, o acúmulo de placa bacteriana pode endurecer e virar o que chamamos Tártaro (cálculo dental), que é um dos maiores inimigos da saúde bucal, pois ele potencializa o desenvolvimento da gengivite e da periodontite.

Periodontite, nada mais é que a evolução da gengivite, portanto muito mais grave, pois nesta fase a sustentação do dente é comprometida. Há perda de tecido na raiz do dente, o que pode ocasionar a perda do dente.

É muito comum a pessoa com Periodontite, ter mais sensibilidade dores e mobilidade dos dentes, tendo a sensação que o dente vai sair se ele morder.

Além do Tártaro, outros fatores podem desencadear a periodontite, como por exemplo:

1. Uso frequente e constante de antibióticos;
2. Má Oclusão;
3. Hábito de fumar.

Se a não tratado a tempo, tanto a gengivite, quanto a periodontite, podem gerar uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos. E como resultado desta infecção a pessoa pode sentir: Dor intensa, inchaço, febre.

Em casos mais avançados a região fica infeccionada, inchada, com sangramento, deixando o dente sem sustentação óssea, levando a necessidade de extração do dente.

E em casos mais graves a infecção pode trazer consequências mais sérias, como a contaminação com bactérias na corrente sanguínea, Infecções nas articulações, febre reumática, endocardite bacteriana.

Bom a melhor forma de garantir a saúde bucal é a prevenção. Para isto basta seguir somente dois passos:

1º Passo – Efetuar uma higiene bucal, com a correta escovação dos dentes (sim existe um jeito correto de escovar os dentes – veja mais detalhes em nosso vídeo sobre escovação), passar fio dental para retirar restos de alimentos entre os dentes, pois a escova não consegue alcançar estas regiões e utilizar periodicamente um enxaguante bucal (o famoso bochecho).

2º Passo – Efetuar visitas a cada seis meses ao dentista, para que ele possa fazer uma avaliação mais detalhada e ajudar na prevenção. Um grande aliado do Dentista é a câmera Intraoral, que permite o aumento dos dentes e possíveis problemas em até 60 vezes, isso nos permite identificar as doenças em estágio inicial, onde é possível planejar um tratamento menos evasivo e menos oneroso para o paciente.

Agora, uma vez identificado os sintomas acima mencionados, deve-se procurar um Periodontista (Dentista especialista em Periodontia) o mais rápido possível.

De acordo com a gravidade do problema ele poderá indicar o tratamento mais adequado para o caso, podendo ser:

a- Uma adequação dos hábitos de higienização bucal, utilização de cremes dentais e enxaguantes bucais adequados para conter e reverter a inflamação da gengiva.
b- Limpeza e Raspagem Periodontal, que nada mais é que a remoção do tártaro através de técnica e instrumentos apropriados.
c- Em casos mais avançados da doença, pode ser necessário a extração do (s) dente (s) e instalação de próteses dentárias.

Principais Perguntas e Respostas:

1. Quando devo procurar um periodontista?
Resposta: Se vc tiver um ou mais sintomas destes sintomas: Mau hálito persistente, inchaço, dor ou vermelhidão na gengiva, presença de tártaro, retração da gengiva e presença de pus entre a gengiva e o dente.

2. Qual o objetivo da periodontia?
Resposta: Periodontia é a especialidade que tem como ;objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde.

3. Como é feito o tratamento de periodontia?
Resposta: Dependendo do estágio da doença, pode ser uma adequação do processo de higienização bucal, raspagem periodontal ou extração e substituição do dente por prótese dentária.

4. O que a periodontite pode causar?
Resposta: A periodontite pode causara a perda do dente e consequências mais sérias, como a contaminação com bactérias na corrente sanguínea, Infecções nas articulações, febre reumática, endocardite bacteriana.

5. Quanto tempo dura o tratamento da gengivite?
Resposta: Depende do grau de complexidade da doença e do tipo de tratamento. Em sua fase inicial com técnicas de escovação adequada, creme dental e enxaguante bucal adequados é possível melhorar em uma semana. Por outro lado, se já estiver em uma fase mais avançada possa ser necessária a limpeza e raspagem periodontal, e o tempo vai depender de quantas sessões e a resposta orgânica do paciente.

6. Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Resposta: A Gengivite é a inflamação da gengiva pela placa bacteriana e tártaro. Periodontite é uma fase mais avançada da gengivite, onde o tártaro já compromete os tecidos de sustentação do dente.

Dúvidas sobre Periodontia entre em contato com nossa equipe:

WhatsApp: (11) 96326-3528
E-mail: nippodents@gmail.com

Siga nossas redes sociais: