Harmonização Orofacial

Harmonização Orofacial: É um conjunto de procedimentos estéticos que associados aos tratamentos odontológicos visam a harmonização entre a relação estética e funcional do sorriso e da face do cliente.


A partir da regulamentação do uso da Toxina Botulínica (Botox ®) na Odontologia, pelo Conselho Federal de Odontologia em setembro de 2011, foi possível disponibilizar estes tratamentos dentro do consultório odontológico.

Afinal de contas o foco de estudo do cirurgião dentista é o rosto, seus nervos e ligamentos com a arcada dentária, portanto possuem uma visão mais completa do conjunto sorriso e face.

A utilização da Toxina Botulínica (Botox ®) é um dos principais procedimentos no tratamento de harmonização Orofacial, porém sua utilização vai além da estética, atua também no tratamento funcional, em problemas que comprometem a qualidade de vida dos clientes, como DTM e Bruxismo.

No campo da estética a Toxina Botulínica (Botox ®) atua no tratamento corretivo das assimetrias de face, da exposição gengival acentuada, do sorriso assimétrico, do controle das dores orofaciais, prevenir e disfarçar marcas de expressão e rugas, assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades.

AGENDE UMA CONSULTA




    Além da Toxina Botulínica (Botox ®) a Harmonização Orofacial contempla outros procedimentos, cada qual com uma área de atuação específica, veja os mais conhecidos:

    • Preenchimento com Ácido hialurônico: O procedimento possui ação semelhante a Toxina Botulínica (Botox ®) e é indicado para corrigir o tão falado “bigode chinês”. Ele contribui para preencher o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, hidratada e elástica, sob medida para harmonizar com o sorriso.

    • Lipo de Papada com Ácido deoxicólico: O procedimento atua para “derreter” a gordura, fazendo para que as células gordurosas sejam quebradas e eliminadas pelo sangue.

    • Bichectomia: O procedimento consiste em retirar parte gordura na região das bochechas, chamada de Bola de Bichat, para afinar a face e assim, proporcionar uma melhor harmonia entre rosto e sorriso.

    • A Rinomodelação: O procedimento remodela o nariz para dar uma aparência mais harmônica, sempre preservando a naturalidade da face.

    • Preenchimento Labial: O procedimento consiste em dar mais volume e contorno mais definidos ao lábios.

    • A Gengivectomia: O procedimento consiste na retirada do excesso de gengiva. Além disso, o tratamento também ajuda a eliminar as bolsas gengivais e o aumento da coroa dentária.

    Quando se decidir por fazer um procedimento de Harmonização Orofacial é muito importante conhecer a clínica e os especialista que vão atuar no procedimento.

    A fase de avaliação clínica é muito importante, pois nesta fase o especialista fará avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias.

    Outros dois aspectos desta fase que também são importantes:

    a) Pleno entendimento do profissional de quais são os desejos e sonhos do paciente em fazer a Harmonização Orofacial, acredito que uma maior conexão entre o profissional e o paciente, permita uma melhor fluidez no trabalho até sua realização final.

    b)Tirar todas as dúvidas em relação ao tratamento, suas restrições e cuidados durante cada fase do processo. Lembre-se o trabalho será conjunto entre o especialista e o paciente.

    É muito importante a opinião de um profissional altamente capacitado, para se obter o máximo de resultado desejado pelo paciente e uma perfeita harmonia com a face.

    Perguntas e Respostas:

    1. Qual a diferença entre cirurgia plástica e harmonização orofacial?
    Resposta: Como o próprio nome diz a Cirurgia Plástica é uma intervenção cirúrgica definitiva, de reconstrução de uma parte do corpo, portanto é invasiva, necessitando de pontos e sua recuperação é mais lenta. Já a Harmonização Orofacial utiliza aplicação de preenchedores, toxinas e fios de sustentação, que inclusive alguns, são produzidos pelo corpo, é um procedimento não invasivo, não necessita de pontos e sua recuperação é muito rápida.

    2. Cirurgiões Dentista podem realizar os procedimentos de Harmonização Orofacial?
    Resposta: Sim, a Resolução 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Além de serem autorizados por lei para realizar tais procedimentos, o Cirurgião Dentista possuir um profundo conhecimento da anatomia facial e sobre as possibilidades de harmonização não só do sorriso e dentes, bem como da estrutura facial do cliente.

    3. Os efeitos da Toxina Botulínica são imediatos?
    Resposta: As mudanças já começam a aparecer após 24 horas da aplicação e o resultado final depois de 15 dias. A aplicação é válida por aproximadamente 4 a 6 meses, variando conforme a resposta individual de cada paciente, hábitos de vida como exercícios físicos enaltecidos por exemplo e dosagem.

    4. Quanto tempo dura o preenchimento dos lábios?
    Resposta: O resultado tem duração média é de 12 meses.

    5. A cirurgia de Bichectomia envelhece?
    Resposta: Não, na Bichectomia é feita a remoção parcial da bola de Bichat, que nada mais é que uma bola de gordura. A mesma não faz sustentação da pele do rosto, uma vez que ela está localizada profundamente abaixo dos músculos da mastigação e muito abaixo da pele.

    6. Quanto tempo demora? É definitivo?
    Resposta: Os procedimentos são muito rápidos, podendo ser realizado em conjunto. Por não serem intervenções cirúrgicas definitivas, tanto sua execução quanto a recuperação das regiões modificadas são rápidos. 

    7. Existe contraindicação?
    Resposta: Geralmente não há contraindicações para a realização da harmonização facial. Ela pode ser realizada em homens e mulheres adultos de variadas faixas etárias. No entanto, o médico ou dentista deve avaliar o histórico de saúde do paciente e verificar a incidência de alergias, doenças pré-existentes ou uso de medicamentos que podem ser incompatíveis com os procedimentos e substâncias utilizadas.

    Dúvidas sobre Harmonização Orofacial entre em contato com nossa equipe:

    WhatsApp: (11) 96326-3528
    E-mail: nippodents@gmail.com

     

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: