Higiene bucal dos Bebês

Higiene bucal dos Bebês

A higiene bucal de uma criança deve começar antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos, utilizando uma gaze umedecida após a amamentação.

Com 4 a 5 meses, os bebês começam a sentir uma coceirinha nas gengivas, são os dentes que estão prestes a nascer. Neste período recomenda-se o uso de dedeiras massageadoras para a higiene bucal e conforto do bebê.

Por volta de 6 meses os dentinhos nascem. Devemos iniciar a escovação, creme dental fluoretado infantil na quantidade de meio grão de arroz cru, em uma escova de cabeça pequena e cerdas macias. Faça movimentos suaves, limpando os dentes, língua e gengivas. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para retirar o excesso.

A partir dos 2 anos, o creme dental comum pode ser usado. O uso do fio ou fita dental é tão importante quanto a escovação, e deve ser incentivado assim que a criança demonstre habilidade para seu uso.

As crianças tendem a copiar os hábitos de seus pais, portanto faça da escovação um momento de diversão, com brincadeiras e risos. Desta forma vc cria bons hábitos de higiene bucal.

A primeira visita ao dentista deve ser feita bem cedo. O ideal é que você o leve o bebê à odontopediatra por volta dos 6 ou 7 meses de idade. E mantenha uma visita regular a cada seis meses. Assim, a criança se acostuma com os cuidados regulares, fica livre de problemas mais graves e mais onerosos para os pais.

Eu sou a Dra. Claudine, quer saber mais sobre a Odontopediatria, envie sua mensagem para o nosso WhatsApp: (11) 96326-3528 ou clique aqui e (agende sua avaliação).
Telefone: (11) 5016-3280
Endereço: Av. Fagundes Filho, 191 cj 24 (Edifício Houston) – Vl Monte Alegre (próximo ao metro São Judas) – SP
Dra. Claudine Yumika, CRO 65086


Pessoas que leram este artigo leram também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *