Tratamento Miofuncional: Um novo conceito na Odontologia

Tratamento Miofuncional: Um novo conceito na Odontologia

Tatamento Miofuncional: Um novo conceito na Odontologia

Você já conhece o Tratamento ou a Ortodontia Miofuncional? Fizemos um apanhado de informações para te apresentar essa nova solução em Odontologia. Vem conferir!

Podemos dividir a atuação da Odontologia Miofuncional em duas áreas:

a. Ortodontia Miofuncional – destinada a correção/desenvolvimento da arcada dentária e alinhamento dental.
b. Tratamento Miofuncional- destinado ao tratamento de doenças como a DTM, distúrbio do sono, apneia do sono, bruxismo, apertamento.

Como o tratamento / ortodontia miofuncional apresentam uma nova solução para distúrbios da ATM, bem como síndrome de respiração bucal, Apneia do Sono, Bruxismo, …… Além do alinhamento dentário.

A Odontologia Miofuncional com base em diversos estudos com resultados comprovados, vem nos trazendo um novo conceito na Odontologia. Isso porque essa nova técnica nos apresenta um novo caminho na hora de pensar em distúrbios como a DTM, Respiração Bucal, Apneia do Sono, além de ser uma solução na correção mais efetiva da arcada dentária durante a fase do desenvolvimento infantil, principalmente quando inseridas numa faixa etária de 2 a 15 anos (Ortodontia Miofuncional).

Trouxemos um pouco do que significa esse novo conceito e as possibilidades que A Odontologia Miofuncional pode oferecer, confira.

Índice de Conteúdos:

1. O que é ATM?
2. O que é a Sindrome de respiração Bucal?
3. O que é o Bruxismo?
4. O que é Tratamento Miofuncional?
– 1. O que é Ortodontia Miofuncional?
– 2. O que é o aparelho Miofuncional Myobrace?

O que é ATM?

Talvez você até já tenha ouvido falar sobre ATM, porém não sabe direito qual o seu significado. Portanto, ATM é a abreviatura de Articulação Temporo Mandibular.

Esse conjunto de músculos e articulações está localizado logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos do maxilar, como a fala e a mastigação.

Sendo assim, uma série de fatores externos podem afetá-la diretamente e acabar desencadeando outras complicações. Para que fiquemos atentos, os principais sinais de que pode ter ocorrido uma alteração na ATM são o estalido (clique) da mandíbula, dor de cabeça frequente, dor na face, dor pescoço e torcicolo, dor nos olhos e dentes.

No entanto, vale ressaltar que a ausência de dor não representa um sinal de normalidade. O estalido em si, já denuncia possíveis problemas na ATM. Algumas doenças relacionadas ao desgaste nos ossos, má postura, estresse e ansiedade, podem ainda representar alguns intensificadores de incômodos na articulação.

O que é a Síndrome de respiração bucal?

É quando o indivíduo desenvolve o hábito de respirar pela boca, devido a uma obstrução das vias aéreas superiores, que pode ser algo intermitente ou contínuo.

Dependendo do estágio da doença o Respirador Bucal pode apresentar o fluxo respiratório total ou parcial pela boca em virtude da dificuldade respiratória, que podem ser leves, caracterizada por uma respiração ruidosa e roncos, ou casos mais graves, desenvolvendo apneia do sono.

Também podem ser observadas outras características comuns no respirador bucal, como dormir de boca aberta, salivação durante o sono, ter prurido nasal, agitação e frequentemente distúrbios do sono (noites mal dormidas).

Em crianças esta síndrome é caracterizada pela alteração das funções fisiológicas da cavidade oral como a mastigação, fonação, fala e deglutição, podendo interferir no desenvolvimento e formação dos ossos da face, bem como na postura e desvio de coluna.

O que é o Bruxismo?

É o ato de apertar ou ranger os dentes. Ocorre tanto em adultos como em crianças, apesar de mais fácil ser evidenciado a noite, quando está mais tranquilo, este processo também ocorre durante o dia.

Em seu estágio inicial pode não apresentar sintomas, porém com o passar do tempo, desgaste dos dentes e esforço dos músculos miofuncionais, é muito comum as pessoas sentir dores de cabeça, dor no maxilar, dor de dente ou problemas dentários como trincas e fraturas.. O Bruxismo pode ser causado pelo alinhamento anormal do maxilar, stress e ansiedade.

O que é Tratamento Miofuncional?

O Tratamento Miofuncional visa a melhora da qualidade de vida do paciente através da correção dos maus hábitos miofuncionais.

Proporcionando para o paciente uma melhora na qualidade de sono, em sua respiração, deglutição, parar de morder a bochecha e/ou a língua, evitar a quebra / fratura acidental de dentes e correção da postura.

É indicado para pessoas com Disfunção na ATM, Respiração Bucal, Ronco, Apneia do Sono, pessoas que não possui um boa qualidade de sono (distúrbio do sono), problemas respiratórios como sinusite e em crianças com hiperatividade e déficit de atenção,

O tratamento consiste numa ação conjunta de exercícios miofuncionais e uso do aparelho miofuncional, para o fortalecimento, desenvolvimento e correção da função dos músculos utilizados nos processos de fala, mastigação, deglutição e respiração.

O que é Ortodontia Miofuncional?

A Ortodontia Miofuncional é uma área relativamente nova da Odontologia que surge através de pesquisas e descobertas com o objetivo de buscar um novo caminho para a correção e melhora do desenvolvimento dentário e facial principalmente de crianças entre 2 até 18 anos. Esta técnica, muitas vezes sem a utilização de braquetes, não só alinha os dentes, como também promete tratar as causas da falta de alinhamento dentário (dentes tortos) e do desenvolvimento incorreto dos maxilares.

A Ortodontia Miofuncional também tem o objetivo de reeducar o indivíduo quanto a função dos músculos da face e da boca, corrigindo assim os maus hábitos miofuncionais.

O que é o aparelho Miofuncional Myobrace?

O aparelho Miofuncional Myobrace é um sistema de tratamento para alinhamento de dentes e maxilares, bem como disfunções dos músculos miofuncionais.

Sendo assim, esse tratamento se vale de técnicas da Odontologia Miofuncional na correção dos hábitos orais imperfeitos (também conhecidos como maus hábitos miofuncionais), que representam a causa determinante de dentes tortos, utilizando forças leves e intermitentes para correção destes maus hábitos..

Mesmo que a Odontologia Miofuncional seja, aparentemente, algo mais recente na área da Odontologia, suas técnicas vêm sendo praticadas por dentistas renomados no mundo inteiro há mais de 50 anos.

Com o objetivo de facilitar a vida e o tratamento de pacientes com algum distúrbio nos dentes e maxilares, o Sistema Myobrace® promete entregar resultados satisfatórios através do uso de seus aparelhos móveis entre 1 e 2 horas durante o dia e a noite, enquanto você dorme.

É comprovado, através de estudos e resultados eficientes, que o uso diário das técnicas da Odontologia Miofuncional, confere o paciente uma solução mais confortável para o alinhamento dentário e no tratamento das disfunções dos músculos miofuncionais possibilitando um melhor desenvolvimento facial e um sorriso lindo e saudável.

O que você achou da Odontologia Miofuncional? Já conhecia essa técnica?

Então, se você curtiu esse assunto, fique ligado aqui no blog da Nippo Dents que no próximo artigo nos aprofundaremos um pouco mais sobre o funcionamento dessa técnica! No entanto, para sanar quaisquer dúvidas ou agendar uma consulta com um dos nossos profissionais especialistas envie sua mensagem para nossa equipe:
WhatsApp: 11 96326-3528 ou ligue Telefone: 11 5016-3280.
Endereço: Av. Fagundes Filho, 191 cj 24 (Edifício Houston) – Vl Monte Alegre (próximo ao metrô São Judas) – SP.


Pessoas que leram este artigo leram também: