Myobrace - Como funciona todo o tratamento?

Myobrace - Como funciona todo o tratamento?

Utilizando-se das técnicas da Odontologia Miofuncional, o Myobrace surge como uma alternativa incrível no tratamento para alinhamento de dentes e maxilares. Sendo assim, esse sistema de tratamento é aplicado na correção dos hábitos orais imperfeitos (também conhecidos por maus hábitos miofuncionais), que podem representar a principal causa de dentes tortos, aplicando forças leves e intermitentes para obter como resultado o alinhamento dentário.

Tais técnicas da Odontologia Miofuncional, associadas ao sistema Myobrace, vêm sendo empregadas em tratamentos dentários por profissionais da Odontologia do mundo todo há mais de 50 anos. Então, reunimos as informações necessárias para te apresentar como funciona o tratamento com as técnicas miofuncionais através do Myobrace, confira!

Educação para o paciente – Exercícios miofuncionais

O tratamento com técnicas miofuncionais conjugado com o sistema Myobrace promete entregar resultados satisfatórios combinando o uso de seus aparelhos móveis entre 1 e 2 horas durante o dia e a noite, enquanto você dorme, com exercícios regulares (que corrigem a melhoria da respiração, o correto funcionamento dos músculos orofaciais, conferindo assim o alinhamento dentário, possibilitando um melhor desenvolvimento facial e um sorriso lindo e saudável.

Entretanto, os exercícios miofuncionais são parte fundamental do tratamento com o Myobrace, que busca motivar e estimular a melhora dos hábitos orais incorretos (maus hábitos miofuncionais) através de tais exercícios em seus pacientes. Então, para obtermos a completa eficiência do tratamento, os passos mais importantes para esta correção são os seguintes:

1. Lábios unidos sempre, exceto ao falar.
2. Respirar pelo nariz – auxilia no desenvolvimento dos maxilares e a alcançar a mordida correta.
3. Manter os lábios sem movimentos ao engolir – permite o desenvolvimento correto dos dentes da frente.

Sendo assim, essas e outras etapas são abordadas no Caderno de Atividades do paciente. Elas têm o objetivo de treinar os músculos orais ajudando na motivação para alcançar resultados ainda mais extraordinários no tratamento do paciente.

Tempo de tratamento Myobrace

Um questionamento frequente ao se deparar com o método miofuncional do tratamento Myobrace é sobre o tempo que todo o processo de correção dentária leva. É comum, inclusive, a comparação com o método mais usual, com aparelhos ortodônticos fixos, porém é preciso lembrar que o Myobrace não é fixado aos dentes, se trata de um aparelho removível que necessitar apenas de uma ou duas horas durante o dia e o uso noturno ao dormir.

Dessa forma, o tempo de tratamento com o Myobrace pode variar de paciente para paciente, por isso é necessária a avaliação de cada caso por um profissional qualificado que entenda do procedimento.

É indicado aos pacientes visitas quinzenais ou mensais ao consultório para acompanhamento da evolução do tratamento, bem como o aumento do nível dos exercícios miofuncionais

Outro fato indispensável na hora de optar pelo tratamento com técnicas miofuncionais do Myobrace é que os aparelhos utilizados no método todo foram desenvolvidos para serem utilizados combinados a um treinamento efetivo do posicionamento correto da língua na parte superior do maxilar, trabalhando a musculatura orofacial e exercendo forças leves para a correção dentária, alinhamento dos dentes e um sorriso saudável.

O tratamento Myobrace

Para tornar tudo mais simples e didático, podemos dividir o tratamento Myobrace em3 fases. São eles:

1. Fase de Avaliação Clínica: A fase de avaliação clínica é muito importante, nesta fase o especialista fará a avaliação do quadro geral do paciente, análise dos exames como por exemplo: (Raio X Panorâmico, Documentação Ortodôntica, ou até mesmo a Tomografia e Ressonância Magnética), isso tudo para que ele possa identificar se o paciente tem indicação para o tratamento.

Outros dois aspectos desta fase que também são importantes:

a) Pleno entendimento do profissional de quais são os desejos e sonhos do paciente com o tratamento, acredito que uma maior conexão entre o profissional e o paciente, permita uma melhor fluidez no trabalho até sua realização final.
b) Tirar todas as dúvidas em relação ao tratamento, suas restrições e cuidados durante cada fase do processo. Lembre-se o trabalho será conjunto entre o especialista e o paciente.

2. Fase de Planejamento: A fase do planejamento também é muito importante, nela o especialista fará um estudo de sobre posição ideal dos dentes e maxilares, bem como um cronograma do tratamento e resultados esperados em casa fase do tratamento.

3. Fase Execução: É o início do tratamento, onde é feita a entrega do(s) aparelho(s), bem como é passado os exercícios, que vão aumentando de intensidade e dificuldade de acordo com o plano de tratamento e a evolução do paciente.

O que achou do tratamento miofuncional Myobrace? Para sanar quaisquer dúvidas ou agendar uma consulta com um dos nossos profissionais especialistas envie sua mensagem para os nossos telefones:
WhatsApp: 11 96326-3528.
Telefone: 11 5016-3280.
Endereço: Av. Fagundes Filho, 191 cj 24 (Edifício Houston) – Vl Monte Alegre (próximo ao metrô São Judas) – SP.

Siga nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
Youtube


Pessoas que leram este artigo leram também: