Tratamento Miofuncional

Tratamento Miofuncional: É uma nova Área da Odontologia que tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida do paciente, através da reeducação do indivíduo quanto a função dos músculos da face e da boca, com o objetivo de corrigir os maus hábitos miofuncionais e melhorar a DTM (disfunção Temporomandibular).


Para que o paciente tenha uma melhor qualidade de sono, respiração, deglutição, parar de morder a bochecha e/ou língua, evitar quebra de dente e correção da postura.

Quem tem indicação para o tratamento miofuncional?

– Pessoas com dentes desalinhados ou tortos.
– Pessoas que engolem de forma inadequada.
– Pessoas que dormem com a boca aberta (Síndrome da Respiração Bucal).
– Pessoas que tem Bruxismo e/ou Apertamento dental.
– Pessoas que roncam e tem apneia do sono.

AGENDE UMA CONSULTA




Quando devo iniciar o tratamento?

Recomenda-se iniciar o tratamento tão logo seja identificado estes problemas, pois com o passar do tempo, estes problemas são potencializados e acabam refletindo na qualidade de vida da pessoa, como por exemplo com baixo rendimento escolar e/ou no trabalho, sensação de sempre estar cansado e com sono e dores de cabeça e na ATM (dos lados do rosto).

O tratamento é indicado tanto para crianças e adultos, sendo que em crianças a melhoria é mais rápida, devido ao processo de crescimento e estruturação óssea. A Odontologia Miofuncional é uma tendência mundial e aos poucos vem sendo implementada pelos dentistas no Brasil.

O tratamento é realizado com exercícios de tonificação dos músculos e utilização de aparelhos intrabucais (com a mais avançada tecnologia miofuncional). Os aparelhos não utilizam braquetes, o que permite um conforto maior para o paciente.

A filosofia desta nova área da Odontologia é disponibilizar tratamentos mais completos e confortáveis, cujo benefícios vão além do alinhamento dentário, sua proposta de valor é a melhora da qualidade de vida das pessoas!!

Principais Perguntas e Respostas

1. Quais são as indicações para o Tratamento Miofuncional?
Resposta: Respiradores Bucais, Bruxismo, Apneia do Sono, DTM e pessoas com má formação dos dentes (tortos ou apinhados).

2. Existe idade ideal para começar o tratamento?
Resposta: Não existe idade ideal, porém se o tratamento começa na infância ou adolescência, o processo é mais rápido devido o paciente nestas fases estar em processo de formação óssea.

3. Pessoas com diabetes e/ou problemas de pressão podem efetuar o tratamento?
Resposta: Sim, como o tratamento é realizado com exercícios de respiração e deglutição e uso de aparelhos intra bucais, por isso, não há restrição.

4. O Tratamento Miofuncional é caro?
Resposta: Considerando seu conceito de prevenção o Tratamento Miofuncional acaba sendo uma ótima opção, pois evitará problemas futuros.

5. Qual é o prazo de tratamento?
Resposta: Em médio o prazo de tratamento é de 12 a 24 meses.

6. Diferença do Tratamento Miofuncional e o Tratamento Ortodôntico?
Resposta: Embora ambos utilizem aparelhos, o Tratamento Ortodôntico foca o alinhamento e estética dos dentes. O tratamento Miofuncional além de atuar nestes dois focos também, busca a melhoria da qualidade de vida do paciente com a resolução dos problemas causados por maus hábitos miofuncionais.

Dúvidas sobre Tratamento Miofuncional entre em contato com nossa equipe:

WhatsApp: (11) 96326-3528
E-mail: nippodents@gmail.com

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: