Ortodontia

Clínica Ortodontia
Dentes desalinhados, Dentes tortos, Dentes apinhados, Dentes mal posicionados.

Estes são alguns problemas que a Ortodontia pode resolver, tornando a boca mais saudável, permitindo uma aparência mais agradável e aumentando a durabilidade dos dentes.

Além de elevar a autoestima, o tratamento em crianças pode evitar o “bullying” e apelidos.

Mas o que é Ortodontia?

Ortodontia é uma especialidade odontológica com foco na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares.

Existe inúmeros fatores que deixam os dentes desalinhados, tortos ou apinhados.

O fato é que pessoas com estes problemas tendem a perder precocemente os dentes, em função da dificuldade de se fazer uma boa higienização.

A além disso, como não há o alinhamento correto das arcadas dentarias a pessoa tem uma mastigação incorreta o que leva ao estresse adicional nos músculos responsáveis pela mastigação.

Isso pode gerar outros problemas como: a DTM, dores de cabeça, dores nos músculos da região do pescoço, ombros e costas.

Benefícios

Invisalign

  • O aparelho é totalmente discreto, fazendo com que a maioria das pessoas nem notará que você está em tratamento
  • Tratamento 2X mais rápido
  • Menos visitas ao dentista
  • Acompanhamento em intervalos maiores, em média, a cada 2 messes
  • Conforto durante o uso
  • Praticidade no seu dia a dia 
  • Fácil de limpar e higienizar
  • Sem restrições alimentares
  • Tratamento indolor

Benefícios

Aparelho
Autoligado

  • Aparelho estético 
  • Rapidez nos resultados, menos 35% do tempo comparado com o modelo convencional graças a seu fio termoativado
  • Sem as famosas borrachinhas
  • Braquetes menores que proporciona um maior conforto 
  • Menos vistas ao dentista, a cada 30 dias

Fale Conosco

Agende sua Consulta

Whatsapp: (11) 96326-3528
End: Av. Fagundes Filho, 141
cj 66 – São Judas 
Bairro: Vila Monte Alegre
São Paulo – SP
Cep: 04304-010

Atendimento:
Segunda à Sexta das 9h até as 18h
Sábados das 9h até as 13h

Tire suas Dúvidas

Formulário de Contato

services

Our philosophy

our mission

Designing sustainable, high-performance buildings requires an integration of architectural and engineered systems into a balanced design of sustainability…

We are here to meet your demand and resolve architecture issues the most beneficial way for you. Our skilled experts are able to resolve complex and unusual cases in the shortest time.

Through this experience Warmhouse  has acquired a high level of expertise in the design and realisation of high-profile and luxury schemes, always reducing the complexity.

IMPORTANT MILESTONES

What we
accomplished

FINISHED PROJECTS
0
Design awards
0
Years in industry
0
HAPPY CLIENTS
0

Ortodontia: Como posso identificar se preciso de um tratamento ortodôntico? 

Se você tem um ou mais destes problemas, você é elegível ao tratamento ortodôntico:

• Sobremordida: é quando os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores, dando uma aparência de “dentuço”.

Mordida cruzada anterior: é o oposto da Sobremordida, quando os dentes inferiores estão muito para a frente, dando uma aparência de “bulldog” (“queixudo”)
• Mordida cruzada:  ocorre quando os dentes superiores não ficam ligeiramente à frente dos dentes inferiores ao morder normalmente.
• Mordida aberta: é quando existe um espaço entre os dentes laterais superiores e inferiores, durante uma mordida ou fala.
• Desvio de linha mediana: é quando não há o alinhamento dos dentes superiores e inferiores.
• Diastema: é quando há falhas, ou espaços, entre os dentes.
Apinhamento: é quando não existe espaço na arcada dentária para acomodar os dentes, dando a impressão de ter dente a mais na boca.

Como funciona um tratamento ortodôntico?

Podemos dividir o Tratamento em 3 fases:

1. Fase de Avaliação Clínica:
A fase de avaliação clínica é muito importante, nesta fase o especialista fará a avaliação do quadro geral do paciente, análise dos exames (Documentação Ortodôntica), isso tudo para que ele possa identificar se o paciente tem indicação para o tratamento.

Outros dois aspectos desta fase que também são importantes:

1.1- Pleno entendimento do profissional de quais são os desejos e sonhos do paciente em colocar aparelhos, acredito que uma maior conexão entre o profissional e o paciente, permita uma melhor fluidez no trabalho até sua realização final.
1.2- Tirar todas as dúvidas em relação ao tratamento, suas restrições e cuidados durante o mesmo. Lembre se o trabalho será conjunto entre o especialista e o paciente.

2. Fase de Planejamento:
A fase do planejamento também é muito importante, nela o Ortodontista (Dentista especializado em Ortodontia) fará um estudo da situação atual e do cenário proposto para o paciente. O produto desta fase é um cronograma detalhado com todas as etapas do tratamento.

3. Fase Instalação do aparelho e consultas mensais:
Uma vez definido no plano de tratamento, o tipo de aparelho e o cronograma de evolução, é realizado a instalação do aparelho. É um processo bem simples e rápido. Seguindo o planejamento o Ortodontista ajustará o aparelho para o alinhamento e correção esperada. De acordo com o caso, o paciente deverá retornar clínica com periodicidade específica, para que o Ortodontista, acompanhe a evolução do tratamento e realize os ajustes necessários conforme o plano de trabalho.

Atualmente há vários tipos e modelos de aparelhos, que podem ser classificados em:

• Alinhador Invisível: são aparelhos de última geração, são transparentes, removíveis e altamente estéticos.

Como funciona: o Alinhador é moldado de acordo com a boca do paciente, permitindo um encaixe perfeito. A correção dos dentes é feita através de placas que são instaladas na boca, estas placas são trocadas de acordo com a evolução do tratamento, mantendo a eficiência dele.

As principais vantagens do Alinhador Invisível são o conforto, comer sem o aparelho permitindo uma higienização completa da boca /Dentes e são extremamente estéticos.

• Aparelho Fixo Convencional: é o aparelho que a maioria das pessoas conhecem, pois usam os famosos “ferrinhos” e borrachinhas coloridas. Também existe a versão Estética, nesta versão são confeccionados com materiais transparentes, como porcelana e safira.

Como funciona: os “braquetes’’(Ferrinhos) e os elásticos são instalados nos dentes, o Ortodontista fará as tensões necessárias para que os dentes efetuem o processo de alinhamento, conforme planejamento.

As principais vantagens do Aparelho Fixo são: o custo do tratamento e não há o risco do paciente perder o aparelho, pois o mesmo é fixado na boca.

• Aparelho Fixo Autoligado: é o Aparelho que utiliza “braquetes”, mas sem as borrachinhas , possuí uma tecnologia mais avançada, permitindo que o tratamento seja mais eficaz.

Como funciona: a pressão sobre os dentes a serem corrigidos é realizado através de um fio de metal. A principal vantagem deste sistema é a sua eficácia, pois é 30% mais rápido que o convencional.

• Aparelho móvel: são aparelhos usados para manter os dentes na posição correta, muito utilizado em crianças, pois atua na reeducação da musculatura facial e no desenvolvimento ósseo muscular.

Como funciona: O aparelho móvel fica encaixado na boca, podendo ser retirado pelo paciente quando for comer e fazer a higiene oral. O aparelho é ajustado de para que os dentes efetuem pequenas movimentações, organizando assim as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.

Também funciona como um complemento ao tratamento com o aparelho fixo, garantindo que os resultados obtidos se mantenham de forma duradoura.

Apesar de ser removível, o seu uso deve ocorrer continuamente. Principal vantagem do Aparelho Móvel é a higienização da boca e do aparelho, que pode ser retirado no momento da escovação e durante a alimentação.

Principais Perguntas e Respostas:

1. Quais são os problemas em que o tratamento Ortodôntico é indicado?
Resposta:
a) Falta de espaço para a correta acomodação dos dentes permanentes;
b) Mordida profunda, aberta ou cruzada;
c) Respiração bucal;
d) Dentes tortos ou fora de posição;
e) Diastemas;
f) Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite;
g) Hábito de sucção de dedo ou chupeta;
h) Dificuldade na mastigação;
i) Articulações que emitem ruídos;
j) Falta de proporção entre os maxilares.

2. Quando devo iniciar o tratamento Ortodôntico?
Resposta: Recomenda-se que uma vez identificado o problema ortodôntico, busque orientação e inicie o tratamento o quanto antes. A demora em iniciar o tratamento pode causar perda dos dentes e redução da qualidade de vida do paciente. Hoje com o avanço da odontologia e o conceito da Ortodontia Preventiva, é possível diagnosticar precocemente e tratar os problemas ortodônticos, evitando que o paciente precise usar aparelho fixo.

3. O tratamento Ortodôntico é somente para crianças e adolescentes?
Resposta: Não, o tratamento Ortodôntico é destinado a todas as pessoas que possuem algum problema de ordem Ortodôntica e não há idade para iniciar o tratamento.

4. Com quantos anos as crianças devem ser levadas ao Ortodontista?
Resposta: A primeira visita ao Ortodontista deve ser realizada entre a faixa dos cinco a sete anos de idade. Nesta fase a criança inicia o processo de troca de dentes de leite pelos dentes permanentes e podem iniciar alguns problemas ortodônticos.

5. Qual o prazo de tratamento?
Resposta: O prazo de tratamento está ligado a fatores como o tipo e o estágio do problema ortodôntico, idade do paciente, o tipo de técnica x aparelho a ser utilizado, a frequência das consultas de manutenção e o mais importante, o cumprimento da higienização e recomendação de utilização do aparelho.

6. Qual a importância das consultas mensais?
Resposta: A Consulta Mensal é muito importante, pois através dela o Ortodontista acompanha a evolução do tratamento e acompanhamento do planejamento. Não ir às Consultas Mensais, compromete o resultado do tratamento. Além de demorar mais para atingir o resultado esperado.

7. O uso do aparelho causa dor?
Resposta: Após a instalação e nas Consultas Mensais é possível que o paciente sinta um certo desconforto, isso varia de pessoa para a pessoa. Se o paciente se sentir incomodado com este desconforto, pode fazer uso de analgésico. Já os aparelhos mais tecnológicos — como os alinhadores, por exemplo — costumam causar menos transtornos aos usuários, já que são mais confortáveis.

8. É preciso extrair algum dente ou os sisos para se colocar um aparelho?
Resposta: Não existe uma regra, cada caso deve ser estudo e analisado pelo ortodontista, em função do estado do dente e o impacto que ele trará para o tratamento.

9. Qual a diferença entre os aparelhos móveis e os fixos convencionais?
Resposta: A diferença entre o aparelho móvel e o fixo, está relacionado a sua função. Os aparelhos fixos corrigem a arcada dentária, já os aparelhos móveis mantêm os dentes alinhados e desenvolver ossos da maxila e mandíbula.

10. Os Alinhadores são mais eficientes que os aparelhos convencionais?
Resposta: Os alinhadores além da função de alinhamento dos dentes, têm a função de corrigir a arcada dentária do paciente, portanto tende a ser mais eficientes. Mas não se deixe enganar, o resultado do tratamento está além do tipo de aparelho. Ir nas Consultas Mensais e atender à risca as recomendações do especialista são mais importantes que o tipo de aparelho.

Dúvidas sobre Ortodontia entre em contato com nossa equipe:

WhatsApp: (11) 96326-3528
E-mail: nippodents@gmail.com

Siga nossas redes socias: